IC16, KM 2+900, PH. SUBSTITUIÇÃO DA OBRA DE ARTE – AMADORA / LISBOA

DESCRIÇÃO PROJETO

A obra existente localizada ao km 2+900 do IC16 entre Pontinha e Belas é de estrutura em aço corrugado do tipo “Armco” com vão livre de aproximadamente 3,20 m e cerca de 67,00 m de comprimento. Sobre a PH existia um aterro com altura máxima de 4.0m de altura.

Trata-se de uma via com tráfego intenso, que devido a imposição do dono de obra, os trabalhos teriam que ser executados em duas fases. A solução estrutural preconizada consiste num quadro fechado em betão armado pré-fabricado de dimensões interiores 3.50×3.50m2 composto por peças em “U” em betão armado.

Para execução da 1.ª fase de Jusante foi desviado o tráfego para a plataforma do lado de Montante, executada uma contenção periférica do tipo Berlim, com altura da ordem de 8 m para permitir a escavação e remoção da estrutura “Armco”.

A 2.ª fase seguiu o procedimento semelhante.

Foram executados trabalhos de desvios de infraestruturas, pavimentação, drenagem, sinalização e estabilização de taludes e margens.

 

DATA: 2020

VALOR DA OBRA: 774.622,91 €

Ver mais

EN 235 / EN 1 – PONTE DO CANHA ANADIA – AVEIRO

DESCRIÇÃO DA OBRA:

No local existia uma obra de cantaria de 3 vãos com secção transversal total de 6,00 m. Foi executada uma obra geminada com duas por duas vias. A infraestrutura foi concebida em fundações indirectas por estacas nos encontros e pilares estaca, ligados superiormente por travessa.

Foi desenvolvido pela CROPE projeto variante de fundações e tabuleiro. Os trabalhos foram essencialmente de demolição da obra existente, fundações indiretas por estacas moldadas  800, tanto nos pilares como nos encontros. Pilares e encontros em betão armado à vista, tabuleiro em vigas caixão pré-fabricadas de 30 m de vão, aplicação de pré-esforço de continuidade, fornecimento e aplicação de todos os equipamentos. Foi utilizada tecnologia inovadora para estabilização de solos pelo método de “Jet-Grouting” permitindo a execução das estacas sem molde ou produtos estabilizantes.

 

DATA: 2008 / 2009

VALOR DA OBRA: 793.594,81 €

Ver mais